INFORMAÇÕES SOBRE MÁRMORES E GRANITOS.
A melhor maneira de se distinguir um mármore de um granito é o simples exame visual das características da superfície das rochas.
Os mármores possuem geralmente uma coloração mais homogênea com muitos veios e não apresentam a granulação preta (em forma de pontinhos) presente em quase 100% dos granitos.
Mármores e granitos possuem uma vasta variedade de cores e desenhos, dependendo das regiões de origem. Cores desde o branco puro (alguns mármores) até o negro absoluto passando por extensa variedade de tons de cinza, amarelo, vermelho, verde, azul e suas combinações podem ser encontradas em diferentes regiões do mundo.
Quanto as características físico-químicas dos mármores e granitos podemos dizer que os mármores possuem dureza de 3 a 5 na Escala de Friedrich Moas ao passo que os granitos possuem dureza de 6 a 7 na mesma escala.
Quanto ao beneficiamento (corte e acabamento das superfícies) os blocos extraídos das reservas de superfícies (aflorações) ou de profundidade (minas) são cortados fatiados em placas por grandes serras e em diversas espessuras, dependendo do uso a que se destina.
Após o processo de corte do bloco acontece o acabamento das superfícies que se caracteriza pelos tipos abaixo:
Polido: A chapa ou ladrilho, após a serragem, é polida pôr meio de abrasivos especiais;
Apicoado: Este tipo de acabamento é mais utilizado no granito. É realizado através de pequenas “marteladas” no granito, fazendo um acabamento de aspereza variável. Muito indicado para áreas externas, fachadas etc.
Flameado: Acabamento realizado nos granitos, a base de jato de fogo, com acabamento final áspero aveludado. Muito indicado para áreas externas, fachadas etc.
Levigado: Tipo de acabamento onde são utilizados apenas os primeiros abrasivos. É um semi-polimento, onde a pedra não apresenta brilho .
Bruto: Material sem acabamento.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS E RECOMENDAÇÕES PARA ASSENTAMENTO DE MÁRMORES E GRANITOS.
Cuidados necessários no assentamento com argamassas.
Recomendações:
INSTRUÇÕES ESPECIAIS PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE MÁRMORES.
NUNCA LIMPAR MÁRMORES E GRANITOS COM ÁCIDOS, DETERGENTES ALCALINOS, ÁGUA SANITÁRIA (CÂNDIDA), SOLVENTES, SABÃO EM PÓ, QUEROSENE, VIM, SAPÓLIO, ÁCIDO MURÁTICO OU QUALQUER OUTRO AGENTE ÁCIDO, ALCALINO OU ABRASIVO.
Nota: Os mármores e granitos podem ser selados com produtos da alta tecnologia, realizado com técnicos especializados, para diminuir a incidência de manchas e oxidações da pedra principalmente em áreas sujeitas a umidade e produtos líquidos em geral.
Esse processo não impede que o mesmo sofre riscos ou ação de produtos ácidos, que podem “queimar” o brilho dos mármores (material calcário, sensível ao ácido) e granitos. Não há produto que evite a ação dos ácidos sobre os mármores e granitos.
CUIDADOS ESPECIAIS.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOS MÁRMORES E GRANITOS.
No caso da eflorescência, o piso deve ser molhado o mínimo possível, pois os processos de lavagem convencionais só irão piorar as reações. Deve-se chamar um especialista após a constatação do problema.
Acabamento Lateral - São os diversos modelos de acabamentos que são utilizados para trabalhar a borda das pedras, mais utilizados em pias, lavatórios, lavabo, mesas, aparadores, bancadas e etc.
Anticato - São peças no tamanho de 10 x 10 cm utilizados para revestimentos de piso e parede feito numa superfície rústica dando aspectos rústicos no ambiente. Indicado para áreas internas e externas.
Apicoado - Acabamento de superfície aconselhado para áreas externas. Feito à base de impactos (marteladas), tem aspecto poroso e textura uniforme.
Área Molhada e Área Seca - Área molhada são áreas com rebaixo e guarnição para que a água não caia no chão. Ex. Pia de Cozinha. Área seca são áreas sem rebaixo usada em lugares que geralmente não será utilizado água. Ex. Balcões e Bancadas em geral.
Bisotado - Utilizados em tampos e bancadas de mármore e granito é um tipo de arremate que cria chanfros. Já em peças para piso tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.
Bisotê - Nome dado um modelo de acabamento lateral muito utilizados nas bordas das bancadas e etc.
Boleado - Nome dado um modelo de acabamento lateral usado nas bordas das pias e bancadas de mármore ou granito. Pode ser simples, duplo ou meio boleado.
Bruto - É a superfície de mármores e granitos sem qualquer acabamento, usados tal como são achados na natureza, apenas serrados.
Cabochon - Na composição de pisos, são o nome dado às pequenas peças geralmente com 5 x 5 ou 10 x 10 cm, que fica entre a junção dos ladrilhos destacando -se entre as peças maiores.
Calafetação ou Rejunte - È um serviço que deve ser feito em todas as junções de pedras, nas cozinhas principalmente com áreas secas e áreas molhadas deverá ser feito no ato da colocação com silicone na junção das pias com os balcões pelo colocador.
Cristalização - Processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito.
Engrosso de acabamentos - Termo usado nos orçamentos de mármores e granitos para acrescentar o material utilizado para engrossar a espessura das bordas laterais onde serão feitos alguns tipos de acabamentos laterais.
Faixa - O mesmo que tabeira. Na composição de pisos em mármore ou granito, moldura que contorna o ambiente.
Flameado - Acabamento de superfície de aspecto rugoso e ondulado, só para granito em áreas externas.
Friso anti derrapante - São frisos feitos em mármores e granitos geralmente degraus de escadas para evitar que fique muito escorregadio.
Frontão - Arremate entre a parede e a pia da cozinha ou a parede e o lavatório ou outras bancadas. Costuma medir entre 7 cm ou 10 cm de altura.
Guarnição - Arremate sobressalente feito geralmente nas bordas de pias de cozinha em áreas molhadas. Com 4 cm de espessura, salienta 2 cm, impedindo o escoamento da água.
Impermeabilização - É um serviço que deverá ser feito nos contra-pisos e paredes antes da colocação pois as pedras não servem como impermeabilizantes.
Impermeabilização de Pedras - È um serviço que deverá ser feito nas pedras e contratado no ato da compra ou logo após a colocação das mesmas que será impermeabilizada contra água e óleo, não podendo mais ser executado após o uso. Obs. Este serviço não dispensa a impermeabilização dos contra-pisos e das paredes.
Listelo - Faixa padronizada com função decorativa, utilizada na composição de pisos de mármore ou granito.
Marmorista - O mesmo que marmoreiro ou marmorário. Serrador, polidor ou acabador de mármore ou granito.
Meia Cana - Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito geralmente usado nas bordas de lavatórios.
Meia Esquadria - Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito cujo seu formato é quadrado. É muito utilizado, pois este acabamento não mostra o fio de cola nas emenda, dando aspecto de uma peça única.
Movimentado - Termo usado pelos marmoristas ou colocadores de mármore e granito para denominar peças com muitos veios.
Peito de Pombo - Acabamento lateral de bordas usado principalmente em bordas de lavatórios e aparadores.
Polido - Acabamento de superfície em mármores e granitos feitos a partir de lustração. Indicados para áreas internas têm aspecto liso e brilhante.
Resinado - Acabamento de superfície em mármores e granitos feitos a partir da aplicação de resina liquida e lustração da mesma, cobrindo os poros que existem nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior.
Reto - Termo usado no acabamento lateral de bordas simples, ou seja, ele é polido do jeito que foi cortado sem nenhum acabamento especial.
Rodapé - Colocado rente ao piso, rodeia e protege a parte inferior das paredes. Em mármore e granito, costuma ter entre 8 a 10 cm e pode ter acabamento lateral nas bordas entre boleado ou reto.
Saia - Acabamento lateral de bordas feito com uma faixa de 10 a 15 cm utilizado para esconder a cuba de lavatórios e lavabos que não terão armário. Indicado normalmente para lavabo.
Toseto - Na composição de pisos, são o nome dado às pequenas peças geralmente com 5 x 5 ou 10 x 10 cm, que fica entre a junção dos ladrilhos destacando -se entre as peças maiores.